Design de Logotipo + Naming

O logotipo é o elemento visual de uma marca com maior importância. Em conjunto com o nome, de uma forma mais ou menos abstracta, integra o conceito geral da marca e pretende-se distinto, reconhecido e fácilmente relacionado com a mesma.


"Naming" é o precesso de desenvolvimento do nome da marca. O nome é o elemento verbal que identifica uma identidade e pretende-se único, memorável e referenciador. Este processo passa por algumas etapas, a criativa, a estratega e a legal, porque o registo de uma marca é obrigatóriamente único.


Esta fase inicial define, na maior parte dos casos, o sucesso de uma marca. O nome e o logotipo são o início de uma "linha" que envolve toda uma marca e define o conceito, os valores, o posicionamento, que vão resultar no retorno emocional por parte do público.

Estacionário

Os cartões de visita, os envelopes, o papel de carta, os documentos fiscais, as pastas/dossier, assinatura digital e outros suportes físicos ou digitais, são a primeira extensão da imagem da marca, logo a seguir ao logotipo. Identificam a marca nos contactos comerciais diretos, feitos de pessoa para pessoa, de identidade para identidade.


Uma linha gráfica congruente e bem estruturada é visualmente agradável, transmite uma imagem cuidada, profissional e de confiança. É muitas vezes a primeira comunicação visual, aquela que vai provocar as primeiras emoções e reações no receptor.

Manual de Normas

O manual de normas gráficas é um guia que protege e certifica o uso correto de uma imagem de marca. É essencial que esta seja reconhecida em qualquer contexto ou suporte, seja numa campanha publicitária, num cartão de visita, envelope, fatura, brochura, numa viatura ou em muitas potenciais situações, com diferentes paletes de cor ou dimensões.


Apresenta-se sob a forma de pequeno guia de consulta rápida e orientador de regras básicas cujo cumprimento deve ser exigido para garantir a uniformização da aplicação da identidade, contribuindo deste modo, para a sua consistência, reconhecimento e qualidade. Indica o modo de aplicação dos elementos da marca de forma que seja sempre reconhecida.

Ativação

A ativação de uma marca, produto ou serviço é uma forma de campanha, projetada para apresentar uma identidade a um setor de mercado mais ou menos específico. Pode ser feita de forma presencial ou digital, em espaços pré-definidos.


É uma forma eficaz que permite ao público-alvo usufruir de experiências e interações com o produto ou serviço.


Tratam-se de ações de marketing desenvolvidas para apresentar e alavancar uma marca ou produto, em proximidade com o potencial cliente, proporcionando experiências e causando reações, emoções e memórias. Requerem uma estratégia muito bem projetada, tanto ao nível do evento e interação com o público-alvo, como localização aproximada e de fácil visibilidade ao setor do mercado a que se destina.

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